O conselho de administração do BPI chumbou hoje o preço da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank, por considerar que o mesmo não reflecte o verdadeiro valor das acções do banco, apurou o Económico.

A administração do BPI concluiu que o preço oferecido pelo CaixaBank – 1,329 euros por acção – fica-se pelo mínimo exigido pela lei e que não reflecte a justa avaliação das várias operações do banco, em Portugal, Angola e Moçambique. Além disso, defende que a oferta tem de ter em conta os múltiplos de outras operações bancárias na Europa. O critério implícito nesta posição é que o preço da Oferta terá de ser superior a 2 euros, para ser adequado.

Mas o preço não é o único factor que leva a administração do BPI a pronunciar-se desta forma face à OPA lançada pelo seu maior accionista. A inexistência de uma estratégia clara para Angola e Moçambique será outra razão invocada.

O prazo para a administração do BPI se manifestar sobre a OPA do CaixaBank termina hoje. Os representantes do grupo espanhol – o maior accionista do BPI com 44% – não participaram na reunião de hoje por serem parte interessada no processo.

Fonte: Económico

Comentários

comentários