Investimento permite criação de 125 postos de trabalho diretos

O grupo Continental vai investir 60 milhões de euros na construção de uma fábrica de pneus agrícolas da Continental Mabor em Lousado, Vila Nova de Famalicão. Esta unidade deverá começar a fazer as primeiras unidades no segundo semestre de 2017, anunciou esta quinta-feira Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal.

“O projeto para fabrico de pneus agrícolas vai representar um investimento de 60 milhões de euros e permitir a criação de 125 postos de trabalho diretos. Vai começar a produzir pneus no segundo semestre de 2017”, adiantou em pequeno-almoço de apresentação de resultados de 2015 da Continental Pneus Portugal.

A empresa registou lucros de 938 mil euros no ano passado, uma quebra de 9,9% face a 2014. Pedro Teixeira atribui esta quebra a dois fatores extraordinários. “Em 2014 houve um efeito positivo de uma provisão que acabou por não ser usada; em 2015 começámos um contrato quilométrico (aluguer de pneus), para grandes frotas, que implica um investimento sobretudo no primeiro ano e meio, como a montagem de pneus”.

Os pneus do futuro podem ser esféricos e até levitar

O ano passado foi, ainda assim, o melhor ao nível de faturação, 71,8 milhões de euros, um aumento de 10,3% face a 2014. “Um crescimento de registar tendo em conta o panorama do país”, nota Pedro Teixeira. Só que a diminuição das margens de vendas, com o menor custo das matérias-primas, levou a uma menor rentabilidade.

Para 2016, a Continental Pneus Portugal estima um aumento das vendas de 2,6% nos automóveis ligeiros – mantendo a liderança no mercado nacional – e em torno dos 10% nos veículos pesados.

O grupo Continental emprega em Portugal 2.200 pessoas. A principal referência é a fábrica de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, que produz, principalmente, pneus com 17 ou mais polegadas e que deverá atingir uma produção anual de 20 milhões de pneus até 2020.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários