A próxima actualização do valor do crédito fiscal será feita a 25 de Agosto.

Todos os meses, a informação sobre a estimativa de crédito fiscal será actualizada no Portal das Finanças no dia em que são publicados os dados da execução orçamental.

1 Entrar no Portal das Finanças
Para saber qual a estimativa de crédito fiscal que pode vir a receber em 2016, cada contribuinte tem de consultar a sua página pessoal no Portal das Finanças.

2 Consultar o IRS
Assim que entra no Portal das Finanças, entra na área “Cidadãos” e depois clica em “Consultar” e “IRS”. É nesta altura que lhe é pedido seu número de contribuinte e a palavra-passe.

3 IR a “Novo IRS 2015”
Depois de introduzida a ‘pass- word’, o contribuinte tem de clicar em “Novo IRS 2015” e depois em “Simulação do Crédito Fiscal da Sobretaxa de IRS”.

4 Verificar o montante a receber
O Portal refere então qual o montante de sobretaxa que está a ser pago este ano, com base na sobretaxa de 3,5%, quanto será recuperado(em percentagem e em euros) e qual o valor efectivo de sobretaxa que será pago em 2015. Os cálculos do Fisco são feitos partindo do principio que os rendimentos de 2015 são iguais aos de 2014, bem como o regime fiscal.

5 Refazer a simulação
Se os salários forem diferentes este ano face a 2014, o contribuinte pode corrigir o valor das remunerações e fazer nova simulação. O crédito fiscal definitivo só será conhecido em Janeiro de 2016, quando forem publicados os dados da execução de Dezembro de 2015. O acerto é feito no próximo ano.

Fonte: Económico

Comentários

comentários