Maior exportador de petróleo do mundo vai cortar 20 mil milhões de dólares em projectos.

A queda do preço do petróleo continua a penalizar os principais países produtores, como a Arábia Saudita. Depois da reformulação governamental que acabou com o ministério do petróleo o país está a intensificar esforços para reduzir o défice orçamental.

Segundo a Bloomberg, o executivo saudita vai cancelar mais de 20 mil milhões de dólares em projetos e cortar o orçamento dos ministérios em um quarto.

O governo está a rever centenas de projetos avaliados em 69 mil milhões de dólares e pode cancelar um terço do investimento, segundo três pessoas conhecedoras do tema que não quiseram ser identificadas. As medidas podem ter impacto no orçamento durante vários anos, refere a agência noticiosa. Um plano diferente inclui a fusão de vários ministérios e a eliminação de outros.

O maior exportador de petróleo do mundo está a dar vários passos para combater a redução orçamental que levou a um corte de 16% do PIB o ano passado, reduzindo milhões de dólares em despesa. O objetivo é reduzir a dependência de petróleo no orçamento do país, através da criação de um fundo soberano e vendendo uma participação na Aramco, a petrolífera estatal.

O reino saudita também está a criar um gabinete especial para controlar os gastos públicos. O gabinete vai reportar a um comité com entidades estatais para garantir que os projetos são executados a tempo e dentro do orçamento, diz a Bloomberg.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários