A maior cervejeira do mundo, a belga AB InBev, e a número dois do mercado, a britânica SABMiller, anunciaram hoje que chegaram a um acordo de princípio para criar um verdadeiro gigante do setor, que pode vir a ser responsável por um terço da produção mundial de cerveja.

“As administrações da AB InBev e da SABMiller anunciam que chegaram a um acordo de princípio sobre os termos chave para uma possível oferta recomendada”, anunciou a cervejeira belga, que tem as marcas Budweiser ou Stella Artois, entre outras.

Este acordo representa cerca de 71 mil milhões de libras (96 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Com esta oferta, os acionistas da SABMiller, que detém a marca Grolsch, irão receber 44 libras por ação (cerca de 59,36 euros), uma melhoria da oferta face à proposta apresentada na segunda-feira, que era de 43,50 libras (58,63 euros).

O Conselho de Administração da SABMiller terá indicado à Anheuser-Busch InBev (AB InBev) que estará disposto a recomendar por “unanimidade” aos acionistas a oferta efetiva de 44 libras por ação, sujeito às suas responsabilidades fiduciárias e à concretização satisfatória de outros termos e condições da possível proposta, refere a Efe.

Além disso, a proposta vem acompanhada de uma alternativa, que implica o pagamento parcial em ações, limitada aproximadamente em 41% dos títulos da SABMiller, uma estratégia focada assente em agradar a tabaqueiraa norte-americana Altria, o maior da cervejeira com sede em Londres, e a família Santo Domingo.

A cervejeira belga sublinha que a nova oferta, que é a quinta, prevê um prémio de 50% sobre o preço das ações da SABMiller no fecho de bolsa de 14 de setembro passado.

Na oferta alternativa, os acionistas Altria e BevCo, veículo de investimento da família colombiana Santo Domingo, receberão 39,03 libras (52,65 euros), o que representa um prémio de cerca de 33% sobre o valor da ação.

Caso se concretize a união entre as duas maiores cervejeiras do mundo, esta será a terceira maior aquisição/fusão da história, de acordo com dados da Dealogic citados pela AFP.

Somando a dívida da SABMiller, o negócio está avaliado em cerca de 122 mil milhões de dólares, refere a Dealogic.

A AB InBev foi criada em 2004, na sequência da fusão entre a belga Interbrew e a brasileira Ambev.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários