A Gumelo, empresa de Almeirim que desenvolveu a produção de cogumelos a partir de borras de café, vai lançar este mês uma cerveja à base de cogumelos também. A UMA foi criada em parceria com a Faustino Microcervejeira, empresa de Aveiro conhecida pela cerveja Maldita.

A Gumelo desenvolveu um extrato líquido de cogumelo, que é adicionado a uma receita de cerveja específica

Num comunicado de apresentação da nova cerveja, a Gumelo explica que desenvolveu um extrato líquido de cogumelos, que é adicionado a uma receita específica de cerveja, criada também para potenciar a fusão dos dois sabores. “A nossa paixão por cogumelos é tão grande como a nossa paixão por cerveja”, afirma na nota de imprensa Tiago Marques, um dos fundadores da Gumelo.

499932

A Gumelo UMA, fabricada com a ajuda dos produtores da cerveja artesanal Maldita, estará disponível em dois tipos, ambos à base de trigo: Weissbier, turva e de cor âmbar, e Dunkel, de cor mais escura. Quanto ao extrato, é o mesmo, conseguido à base de cogumelos porcini, ou boletos. Foi daí que surgiu o nome para as duas cervejas – Porcini Weiss e Porcini Dunkel, ambas com teor alcoólico de 5,5%.

Idealizada em 2009, a Gumelo lançou o seu primeiro produto em 2013, um kit de produção ‘caseira’ de cogumelos. Basta fazer um corte na embalagem plástica dentro de uma caixa de cartão, e borrifar com água regularmente, para que os cogumelos do tipo pleurotus cresçam. Seguiram-se as variantes amarelo e rosa da mesma espécie, e ainda um kit infantil e outro em que as ‘sementes’ ainda não foram plantadas, para acompanhar o processo desde o início.

A cerveja UMA é já o sexto produto da Gumelo, fundada pelos amigos João Cavaleiro, Tiago Marques e Rui Apolinário. Quanto a preços, os mesmos ainda não foram divulgados.

Segundo o comunicado da empresa de Almeirim, além de Portugal os produtos Gumelo já estão à venda no Reino Unido e Suécia. A marca espera entrar também a curto prazo em Espanha, no Brasil e nos países do norte da Europa, apostando também nesses mercados para comercializar a cerveja UMA.

Fonte: Sol

Comentários

comentários