El Corte Inglés, Repsol, Iberdrola, Endesa, Mercadona são algumas das empresas que vão aderir voluntariamente.

O Fisco espanhol vai ter um sistema electrónico de comunicação em tempo real – em quatro dias – das operações sujeitas a IVA e o El Corte Inglés, a Repsol, a Iberdrola, a Endesa e a Mercadona vão aderir de forma voluntária ao plano.

O programa – chamado Fornecimento Imediato de Informação – prevê que um conjunto de mais de 62 mil contribuintes passe a enviar via electrónica em tempo real todas as operações que envolvam o IVA e deve entrar em vigor em Janeiro de 2017.

Contudo aquelas empresas vão aderir à fase voluntária e fazer aquelas comunicações já a partir do início do próximo ano. Um ano mais tarde entra em vigor a fase obrigatória para um conjunto de mais de 62 mil contribuintes, formado por grandes empresas, grupos de sociedades e inscritos no regime de reembolso mensal de IVA. Em 2019 e 2020 deverá ser obrigatório para os três milhões de empresas registadas em Espanha.

O novo sistema vai obrigar as empresas a comunicar de forma electrónica num prazo máximo de quatro dias todos os detalhes das operações que devem constar do livro de registos do IVA. Entre eles estão o montante total da operação, o tipo de factura emitida, a identificação fiscal, o produto e o destinatário. O objectivo é o combate à fraude e evasão fiscais.

Fonte: Económico

Comentários

comentários