O risco da empresa de energia solar SunEdison entrar em falência é “substancial”. O alerta foi dado por uma das suas duas empresas de gestão de activos energéticos, a TerraForm Global.

A situação financeira da norte-americana SunEdison parece não estar a registar melhorias, estando em risco “substancial” de entrar em falência, de acordo com a TerraForm Global, uma das suas duas  empresas de gestão de activos energéticos  (“yieldcos”), noticia a Reuters.

A notícia levou as acções da empresa de energia solar a caírem 43%, isto depois da forte queda que os títulos já tinham registado na sequência do Wall Street Journal ter revelado que a SunEdison estava a ser investigada pelo regulador norte-americano (SEC). Em causa a alegada alteração do montante relativo à liquidez da empresa no final do ano passado, quando disse aos investidores que tinha mais de mil milhões de dólares (894,7 milhões de euros) em caixa.

A TerraForm Global vai assim juntar-se à outra “yieldco” da empresa, a TerraForm Power, e atrasar a publicação do relatório e contas relativo a 2015, que devia ser publicado até 30 de Março.

No entanto, a empresa sublinha que não depende substancialmente da SunEdison para obter financiamento e tem liquidez suficiente para suportar as suas operações, mesmo que a casa mãe entre em falência.

A SunEdison chegou a ser uma das maiores do sector de energia solar. Mas a estratégia agressiva de aquisições empurrou a empresa para uma situação financeira menos favorável, com uma dívida de 11 mil milhões de dólares (9,8 mil milhões).

Fonte: Negócios

Comentários

comentários