Os produtores de petróleo reunidos, em Doha, queriam travar a queda do preço do petróleo.

O encontro dos países produtores de petróleo, que se realizou hoje, em Doha, terminou sem acordo.

Em cima da mesa está a congelação da produção para travar a queda dos preços do barril do crude nos mercados internacionais.

A Arábia Saudita pretendia que todos os membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aceitassem limitar a produção, incluindo o Irão, mas este não participou no encontro.

O Irão tem-se recusado tais limites, depois de lhe terem sido levantadas as sanções internacionais. Pretende assim aumentar a sua produção para 4 milhões de barris por dia (mbd). Em Março produziu 3,3 milhões mbd.

Os produtores de petróleo têm sofrido com os preços baixos da commodity e com o excesso de oferta mas têm sido relutantes em ceder na quota de mercado, através do corte da produção de modo a pressionar em alta o preço do barril.

Os membros da OPEP: Arábia Saudita, Qatar e Venezuela chegaram a um acordo preliminar com a Rússia em Fevereiro para congelar a produção nos níveis de Janeiro.

A reunião de 17 produtores e exportadores de petróleo – os países da OPEP (sem a Líbia que está em guerra civil) e seis não membros, entre eles a Rússia e o México, decorreu hoje, na capital do Qatar.

Fonte: Económico

Comentários

comentários