Em Landim, Famalicão, mora um mini cluster-industrial de componentes que integram os órgãos de tubos das grandes marcas alemãs que estão presentes nas catedrais, igrejas e salas de espectáculo de todo o mundo.

O mestre organeiro alemão Georg Jann, agora com 82 anos, foi o responsável pela construção do Grande Órgão da Sé Catedral do Porto, inaugurado em 1985 e que era, na altura, o segundo grande órgão em Portugal e o primeiro no Norte do País.

Trata-se de um órgão neo-barroco, inteiramente mecânico, com três teclados, pedaleira completa, 3.500 tubos e com um “toque ibérico”.

Depois de ter alcançado reconhecimento em Portugal, Georg Jann deixou a Alemanha e fixou-se em Portugal para ficar perto daquela que classificou como sua obra-prima. Decidiu então fundar uma oficina de construção de órgãos em Landim, Famalicão, tendo dado início ao desenvolvimento desta indústria neste concelho próximo do Porto.

Separadas por poucas centenas de metros, existe em Landim um conjunto de empresas organeiras que formam um mini-cluster industrial de manufactura dos elementos que integram os órgãos de tubos das grandes marcas alemãs que estão presentes nas catedrais, igrejas e salas de espectáculo de todo o mundo”, realça a Câmara de Famalicão, em comunicado.

Na próxima segunda-feira, 3 de Outubro, o presidente da autarquia vai visitar três dessas empresas, começando pela JF Organpipes – Fabrico de Tubos de Orgão, que é responsável pelo delicado fabrico dos tubos metálicos flautados de diferentes comprimentos (notas) e características (registos).

Seguir-se-á a Bom Organum – Components for Organs, especialista na construção das trabalhadas fachadas de madeira que envolvem os tubos, fabrico de tubos em madeira e dos foles que injectam o ar.

A visita de Paulo Cunha a empresas organeiras de Landim deverá terminar na JMS Organaria, que produz os tubos de palhetas para produzir sons com timbres diferenciados.

Duas das empresas são ainda de administração alemã e a mais recente, a JMS, do casal Joaquim e Celeste Silva.

De volta Georg Jann, registe-se que, para além do grande órgão da Sé Catedral do Porto, destacam-se da sua obra enquanto organeiro, o Grande Órgão de Tubos da Igreja da Lapa, os órgãos da Igreja de S. Francisco, das Igrejas dos Grilos, da Senhora da Esperança, da Trindade, do Senhor de Matosinhos, de Mafamude e da Capela das Almas.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários