A Autoridade de Gestão do programa Norte 2020 vai ter 70 milhões de euros para apoiar promoção de eficiência energética nos edifícios públicos.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) anunciou esta quarta-feira que o programa Norte 2020 lançou a concurso 70 milhões de euros para apoiar a implementação de medidas de promoção da eficiência energética e racionalização de consumos nas infraestruturas e equipamentos da Administração Local.

O concurso, hoje lançado, tem como objetivo “aumentar a eficiência energética nas infraestruturas públicas da administração local, apoiando a implementação de medidas integradas de promoção da eficiência energética”, pode ler-se no aviso disponível ‘online’.

Segundo a CCDR-N, podem concorrer a este aviso as autarquias da região, as suas associações e empresas do setor empresarial local, cujos investimentos estão previstos nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT).

“Os PDCT consistem numa figura regulamentar do Portugal 2020, onde estão inscritos projetos candidatos a apoio dos fundos da União Europeia, e que foram assinados entre a CCDR-N, enquanto Autoridade de Gestão do NORTE 2020, as Comunidades Intermunicipais da região e a Área Metropolitana do Porto”, explica.

As candidaturas decorrem em duas fases, sendo que a primeira termina a 28 de dezembro e a segunda a 13 de abril.

Os primeiros projetos a serem cofinanciados pelo Norte 2020 deverão ser conhecidos no final do primeiro trimestre de 2017.

O Norte 2020 é o instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, gerido pela CCDR-N, que aplicará durante os próximos anos 3,4 mil milhões de euros de verbas comunitárias.

Quase metade do valor (1,26 mil milhões de euros) dirige-se à competitividade de micro e pequenas empresas da região, com projetos de internacionalização, inovação e investigação.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários