Empresa de pasta e papel vai investir numa nova linha de produção de papel doméstico na fábrica de Aveiro.

A Portucel anunciou está segunda-feira um investimento de 120 milhões de euros na fábrica de Cacia, em Aveiro, para reforçar a aposta no mercado de ‘tissue’. O anúncio acontece uma semana antes da inauguração oficial da fábrica de Vila Velha de Rodão, comprado no início deste ano à AMS, e a expansão do complexo industrial de Cacia na área de produção de pasta de papel, investimentos que chegaram aos 95,3 milhões de euros.

Em comunicado enviado ao mercado, a empresa de Pedro Queiroz Pereira explica ter concluído “os trabalhos técnicos preparatórios que sustentam a decisão de escolher o site de Cacia para acolher o seu previsto investimento numa nova linha de produção ‘tissue’, num valor estimado de cerca de €120 milhões”. Com este investimento, a fábrica de Cacia terá uma nova linha de produção com uma capacidade de 70 mil toneladas por ano, “integrando uma capacidade de transformação em produto acabado equivalente, num valor estimado de 120 milhões de euros”.

Uma opção de investimento que a Portucel justifica com uma “estratégia de integração directa de pasta na produção de ‘tissue'”, sendo que a fábrica de Cacia apresenta “características adequadas para o desenvolvimento desta nova capacidade, permitindo também alcançar uma escala competitiva – ideia que viria a ser confirmada por posteriores estudos preparatórios”. A nova linha de produção,e stima a Portucel, deverá estar operacional em 2017.

Já na próxima semana, o grupo, que em Setembro inaugurou os viveiros que permitirão o desenvolvimento do investimento previsto para Moçambique, irá inaugurar a expansão já concretizada em Cacia, que envolveu um investimento de 56,3 milhões de euros, permitindo um aumento da capacidade produtivo em 20%, o que se traduzirá num crescimento de 30 milhões de euros por ano das exportações.

Fonte: Económico

Comentários

comentários