O preço do petróleo influencia as componentes económicas de risco do país russo mas não as variáveis politicas e estruturais.

O preço do petróleo apenas está a afetar o risco de fazer negócios na Rússia. Esta é a conclusão do relatório divulgado pela Crédito y Caución. “No estudo analisamos a relação entre a evolução dos preços do petróleo e o risco do país russo utilizando a análise de correlação”, explica o relatório. A análise revela uma clara relação entre a evolução dos preços do petróleo e a economia do país, no entanto realça que não existe uma relação semelhante com as variáveis políticas e estruturais de risco do país.

O petróleo e o gás representam 70% das exportações russas. Apesar de ser o segundo maior produtor de petróleo do mercado, responsável por cerca de 12% da produção mundial, a Rússia é um tomador de preços. Ao contrário da Arábia Saudita ou dos produtores de xisto dos Estados Unidos, a Rússia não é capaz de atuar como uma produtora com influência sobre as flutuações dos preços do mercado. As exportações russas caíram de 523.000 mil milhões em 2013, quando o preço do barril estava acima dos 100 dólares, para 341.000 em 2015, quando o preço reduziu para metade. O preço mínimo do petróleo provocou uma queda substancial nas receitas públicas. O défice passou de -1,2% do PIB em 2013 para 3,5% em 2015, e prevê-se que se deteriore ainda mais este ano, o que obrigará a Rússia a reduzir os gastos sociais.

“Existe uma forte correlação entre as componentes económicas de pontuação do risco da Rússia e o preço do petróleo. Não existe tal relação significativa com as variáveis políticas e estruturais, que são parte da medição global do risco do país”, explica o estudo. “Isto não significa que a queda dos preços do petróleo não é importante para a Rússia, mas sim que simplesmente não têm peso suficiente para, em si mesmo, influenciar significativamente o risco do país” conclui.

Fonte: Crédito y Caución

Comentários

comentários