É uma autocracia onde as mulheres são discriminadas, os emigrantes são explorados e não existe liberdade de expressão. Mas de acordo com o Fórum Económico Mundial possui o modelo de governo mais eficiente.
Segundo o relatório Global Competitiveness 2014/2015, do Fórum Económico Mundial, o Qatar tem o governo mais eficiente, apesar da discriminação das mulheres, falta de liberdade de expressão e exploração de mão-de-obra estrangeira no rico país em petróleo.
No entanto, para a realização desta lista, o Fórum Económico teve em conta os seguintes critérios: gastos desnecessários, o peso da regulamentação sobre as empresas e a transparência na elaboração de medidas.
Depois do Qatar aparecem Singapura, Finlândia (3), Hong Kong (4), Emirados Árabes Unidos (5), Nova Zelândia (6), Ruanda (7), Malásia (8), Suíça (9) e Luxemburgo (10). Portugal aparece no 36° lugar da lista.
O WEF também divulgou os 10 governos menos eficientes. No podium surge a Venezuela, logo seguida da Itália e da Argentina. Em seguida Líbano (4), Líbia (5), Croácia (6), Angola (7), Chade (8), Mauritânia (9) e, por último, Sérvia (10).
Fonte: Económico