A Galp Energia e a VWAutoeuropa são a primeira e terceira maiores exportadoras nacionais, respectivamente, e são responsáveis por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) português.

Por isso, as decisões destas empresas têm uma forte impacto numa economia que precisa das exportações para crescer. No primeiro trimestre de 2014, a economia portuguesa recuou 0,7% devido à queda nas exportações.

As paragens de produção na Galp e na VW Autoeuropa foram fatais para o desempenho económico no arranque de 2014, já que só estas duas empresas são responsáveis por cerca de um quinto do total das exportações. Caso a VW Autoeuropa reduza a produção em Março, esta medida poderá ter um impacto negativo nas exportações do País. No ano passado, a VW Autoeuropa vendeu para o exterior 101 mil carros (praticamente a totalidade da produção), o que corresponde a quase dois terços de toda a exportação automóvel portuguesa. As vendas para o mercado chinês (incluindo Hong Kong) subiram 62%, ficando ligeiramente acima das 24 mil unidades. Nas geografias de exportação da VW Autoeuropa, a China ficou mais próxima da Alemanha, que continuou em 2014 a ser o grande comprador dos automóveis feitos em Palmela. Para este país seguiram perto de 30 mil carros.

Fonte: Económico

Comentários

comentários