A venda de 15,41% no Bank Millennium foi concretizada com um desconto de 10% face à cotação de fecho das acções na sessão anterior.

O BCP anunciou ontem que encaixou 304 milhões de euros com a venda de uma participação de 15,41% do polaco Bank Millennium. No total foram alienadas 186.979.631 acções, através de uma operação de colocação acelerada, ao preço unitário de 6,65 zlotys (cerca de 1,63 euros), somando assim 1,24 mil milhões de zlotys, ou 304 milhões de euros. O preço da operação representa um desconto de 10% face à cotação de 7,37 zlotys por acção do Bank Millennium do fecho da sessão anterior.

O encaixe da operação permite ao BCP aumentar o seu rácio ‘Common Equity Tier 1′, face a Dezembro, em 46 pontos em base ‘fully implemented’ e em 64 pontos de acordo com os critérios phased-in. Os novos rácios CET 1 do BCP fixam-se assim em 9,36% e 12,64%, respectivamente, acima dos 8% recomendados pelo regulador. O BCP, que mantém 50,1% do seu banco polaco, adiantou que: “Enquanto accionista maioritário, o BCP continua plenamente comprometido com o Bank Millennium, assim como com a Polónia, que continua a ser fundamental no seu ‘franchise’ e na sua estratégia”.

André Rodrigues, analista do Caixa BI, referiu à Reuters que “o resultado da operação não é mau de todo”, salientando que “o preço menor do que o nosso cenário, mas o impacto no rácio de capital é interessante, e é esse o foco”.

Ao que o Diário Económico apurou, esta venda não altera, para já, o calendário de pagamento dos CoCo’s ao Estado, embora gere uma almofada que permite uma gestão mais dinâmica. É que, se o apoio do Estado é caro, também representa capital, pelo que o seu pagamento diminui custos com juros no imediato mas poderia obrigar a recompor capital de outras formas.

Fonte: Económico

Comentários

comentários