Gabinete estatístico de Bruxelas tem reservas na informação sobre as contas de 2014 e considera que Novo Banco deverá obrigar a revisão em alta do défice.

O Eurostat divulgou hoje os dados relativos ao défice e dívida pública dos Estados-membro da União Europeia, confirmando o défice de 4,5% do PIB no caso de Portugal, reportado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no final do mês de Março.

No entanto, o gabinete estatístico de Bruxelas “expressa reservas sobre a qualidade da informação reportada por Portugal em relação à capitalização do Novo Banco”, sublinhando que o mesmo poderá vir a pesar nas contas.

“No terceiro trimestre de 2014, o Fundo de Resolução português injectou 4,9 mil milhões de euros (2,8% do PIB) no Novo Banco. Nesta notificação dos PDE [Procedimentos por Défices Excessivos], a transacção foi registada provisoriamente pelas autoridades portuguesas com uma transacção financeira na sua totalidade (devido a falta de informação), sem qualquer impacto no défice”, explica o Eurostat.

No entanto, frisa,”o impacto final da transacção vai ser analisado pelo Eurostat em cooperação com as autoridades estatísticas portuguesas nos próximos meses, após o resultado do processo de privatização do Novo Banco e o valor final que o governo português vai obter da venda”. Isso, conclui o Eurostat, “vai provavelmente resultar num aumento do défice”.

Fonte: Económico

Comentários

comentários