As exportações do setor cresceram 16,2% em termos homólogos e o mercado europeu assume-se como o principal destino.

A tendência de crescimento do sector metalúrgico e metalomecânico manteve-se no arranque de 2015, atingindo em janeiro os 1.169 milhões de euros, segundo números avançados pela AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal. Já entre os anos de 2010 e 2014, as exportações do setor tinham crescido 30%.

O primeiro mês deste ano foi o 12.º mês consecutivo de crescimento, uma tendência confirmada pelo aumento em 16,2% face ao mesmo período de 2014.

A Europa continua a assumir uma posição de liderança nos destinos das exportações, representando 70% das vendas para o exterior, ainda que mercados como Angola, China, EUA, Marrocos, Moçambique e Colômbia comecem a emergir.

O sector metalúrgico e metalomecânico engloba cerca de 15 mil empresas e 200 mil trabalhadores e apresenta uma grande diversidade de produtos, serviços e competências. A AIMMAP sublinha que “o setor metalúrgico e metalomecânico continua a afirmar-se como um pilar fundamental para o crescimento económico e industrial nacional, contribuindo para o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias”.

Com o objetivo de apostar em mercados externos de alto valor acrescentado e reforçar a oferta assente numa boa relação qualidade/preço, a AIMMAP promoveu recentemente uma visita a Bruxelas, para reunir com várias instituições europeias de relevância no crescimento e afirmação do sector.

Fonte: Expresso

Comentários

comentários