Dados indicam que Alemanha está a sentir o abrandamento das economias emergentes, como a China.

A produção industrial na Alemanha caiu em Agosto, de forma inesperada, sinalizando que a maior economia da Europa está a sentir os efeitos do abrandamento dos mercados emergentes.

O indicador, ajustado à sazonalidade e à inflação, caiu 1,2% em Agosto, depois de uma revisão em alta de 1,2% em Julho, de acordo com dados revelados hoje pelo Ministério da Economia alemão, citados pela Bloomberg.

Os valores contrastam com a estimativa dos economistas contactados pela Bloomberg, que esperavam uma subida de 0,2%. A produção industrial aumentou 2,3% face ao mesmo mês do ano passado.

Já ontem as encomendas à indústria na mesma economia davam sinais de fragilidade, ao terem recuado também em Agosto e saindo pior do que o esperado pelos analistas.

A Alemanha parece estar assim a dar sinais de que está a ser afectada pelo abrandamento da China e de outras economias emergentes, que estão entre os principais destinos das exportações alemãs. As encomendas à indústria de países fora da zona euro caíram mais de 13% em Julho e Agosto.

Fonte: Económico

Comentários

comentários