O Prémio Nacional Indústrias Criativas (PNIC) Super Bock/Serralves assinala este ano a 5ª edição e, uma vez mais, a Unicer associa-se ao evento através do seu Laboratório Criativo que tem vindo a premiar a inovação em Portugal. As candidaturas poderão ser entregues até 7 de abril, com o vencedor a ser anunciado em outubro.
Nascido da associação entre a empresa e as indústrias criativas, este laboratório temático está sempre ligado à atividade da Unicer e das marcas que lhe estão associadas, acabando por dar origem ao Prémio Nacional Indústrias Criativas. Este prémio é uma história de sucesso e só em 2012 recebeu 443 candidaturas, mais do que o conjunto das três edições anteriores. Foi também um ano de viragem, uma vez que evento se internacionalizou, com o vencedor a representar Portugal no concurso mundial Creative Business Cup, onde foi selecionado o melhor empreendedor a nível mundial. O projeto levado a concurso, designado Uniplaces, acabou por ser reconhecido com o prémio dos seus pares e do público. (veja mais aqui)
Visando demonstrar o carácter empreendedor dos portugueses no desenvolvimento de negócios, alguns deles com potencial de internacionalização, o Prémio Nacional Indústrias Criativas, realizado em parceria com a Fundação de Serralves, no Porto, conta com uma rede de parceiros que inclui a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o BPI, a Agência de Inovação (ADI), a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), a Fundação da Juventude, o IAPMEI,a Brand New Box, a Universidade Católica do Porto/Escola das Artes e a Universidade do Porto. Nas quatro edições já realizadas, foram avaliados cerca de 900 projetos, sendo que o número de candidaturas tem vindo a crescer de forma significativa de ano para ano.
Em 2012, o PNIC foi ainda o vencedor nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2012, na categoria Promoção do Espírito do Empreendedorismo, distinção que o levou a representar Portugal na final europeia deste concurso, que se realizou nem Chipre.
Vencedores
Na última edição, o prémio foi atribuído ao portal online de arrendamento universitário Uniplaces, o primeiro agregador do género em Portugal e que estabelece uma plataforma de contacto privilegiado entre senhorios e estudantes, em especial para a comunidade estrangeira. Esta ideia, já transformada em negócio, foi apresentada por um grupo de quatro jovens que ganharam um prémio no valor de 25 mil euros, entregue pela Unicer. Para lá do valor em dinheiro, os projetos vencedores têm a possibilidade de integrar a Incubadora de Indústrias Criativas da Fundação de Serralves.
Em 2011, o vencedor foi o projeto Hole 19, que visa incentivar o turismo pela oferta de golfe em Portugal e que consiste numa aplicação para smartphones que recolhe as estatísticas do jogo em tempo real, mede as distâncias com recurso a GPS, apresentando um scorecard digital, entre outras funcionalidades. A app é complementada por uma plataforma online com vertente de rede social, que permite planear e partilhar o desenvolvimento de cada golfista, guardar o histórico, bem como receber dicas e indicações de profissionais e treinadores.
Assumindo-se como uma aposta clara no empreendedorismo criativo, o Prémio Nacional Indústrias Criativas é também uma forma de gerar emprego através da inovação e da criatividade. Esta quinta edição, a que o Dinheiro Vivo também se associa, será mais uma oportunidade para se testar o talento dos jovens criadores portugueses, permitindo-lhe o necessário input ao arranque de novas e originais oportunidades de negócio.
Fonte: Dinheiro Vivo