Saiu de uma entrevista de emprego com a sensação que as perguntas eram absurdas? Não se preocupe se o empregador lhe perguntou “quantas vacas existem no Canadá” ou “qual a música que melhor descreve a sua ética de trabalho” porque este é o novo modelo de entrevista, explixa o Expansión.

Uma compilação de questões deste tipo, baseadas nas entrevistas de um candidato à Google e à Dell deste ano é editado anualmente no portal de empregos Glassdoor e faz lembrar um conjunto de respostas sem sentido dadas pelos alunos em testes.

Em anos anteriores figuram perguntas como “quantos voltas são necessários para operar uma plataforma em alto mar”, da British Petroleum e “de que tamanho é o mercado para cadeiras de rodas em Xangai”, feita numa entrevista da AT Kearney.

Para os futuros patrões, as perguntas complicadas permitem encontrar os candidatos ideiais e ajudam os futuros empregados a decidir, desde o primeiro minuto, qual o lugar onde estão dispostos a trabalhar.

Estas entrevistas “complicadas” permitem que o entrevistador seja avaliado de forma eficaz em determinados aspetos, apesar de não se poder diz que com este processo se fique a conhecer perfeitamente o candidato.

Atualmente, os novos cenários de mercado de trabalho estão a tornar ineficazes as soluções tradicionais e, embora o currículo e a experiência sejam valorizadas, não são suficientes.

A personalidade do trabalhador é cada vez mais importante e os empregadores procuram estar mais estar atentos aos aspetos pessoais e evitar erros na seleção.

Enquanto alguns argumentam que este tipo de entrevista é desconfortável para o entrevistado, elas permitem ver como o candidato reage em situações complicadas.

A capacidade de aprender rapidamente é uma das características mais valorizadas atualmente. Profissionais com esta capacidade são fundamentais porque fornecem soluções mais rápidas e inovam para enfrentar novos desafios.

Apesar destas entrevistas intimidarem, as empresas que adoptam este modelo de seleção não são lugares piores para trabalhar. De acordo com o Glassdoor, os funcionários estão satisfeitos com as empresas que utilizam entrevistas difíceis.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários