O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, disse hoje à Lusa em Panjim que a administração do Grupo Tata, “o maior conglomerado da Índia” vai visitar Portugal em Junho.

“O Grupo Tata, o maior conglomerado da Índia, que tem alguns investimentos em Portugal, ao nível de um centro de comunicações e calçado, mostrou muito interesse em conhecer melhor Portugal daí que a AICEP e o ministro dos Negócios Estrangeiros tenham convidado a administração do grupo Tata para uma visita em Junho”, disse Pedro Reis.

No final de uma visita oficial à Índia, que começou no domingo e em que o chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Porta, chefiou uma missão empresarial, o presidente da AICEP destacou, entre outros, os encontros com membros do governo de Nova Deli.

“A meu ver foram determinantes as reuniões institucionais, nomeadamente a conversa com o ministro do Comércio que não tinha tanta percepção da realidade portuguesa, de quais eram os sectores que nos interessam e nós deixamos a apresentação dessas mesmas empresas e solicitamos contactos directos com determinados grupos de acordo com a agenda das nossas empresas”, explicou Pedro Reis.

De acordo com o presidente da AICEP, os contactos foram estabelecidos seja com as grandes construtoras com quem as empresas portuguesas querem passar a trabalhar, seja ao nível de contactos institucionais.

“Contactos com as autoridades ferroviárias, que têm a gestão dos metropolitanos e das estradas para que nos abram caminho, para que as nossas empresas possam apresentar-se e concorrer a concursos, nos próximos meses”, especificou Pedro Reis.

A visita da missão portuguesa á Índia terminou hoje em Panjim, capital do estado de Goa, depois de contactos em Nova Deli e Mumbai (antiga Bombaim).

Na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, que viajou com 35 representantes de empresas portuguesas delegou a chefia da missão ao secretário de Estado da Cultura e deslocou-se para Caracas onde vai representar Portugal nas cerimónias fúnebres do Presidente venezuelano Hugo Chávez, que morreu na terça-feira.

Fonte: Económico

Comentários

comentários