A agência de notação financeira Fitch anunciou, esta terça-feira, ter elevado o rating de crédito da Grécia de CCC para B-, considerando que o risco de saída do Euro foi “mitigado”.

Em comunicado, a Fitch refere que ainda que existam dúvidas sobre a recuperação da economia grega, tendo em conta a prolongada recessão que o país vive e o elevado desemprego, o risco de uma saída da Grécia do euro “está mitigado”

Entre os aspetos positivos que levaram à subida da classificação, a Fitch destaca a redução do défice orçamental e da conta corrente, para além de a desvalorização interna já ter começado a dar frutos, com dois meses consecutivos de deflação de preços.

A agência assinala ainda os esforços do Governo, dirigido pelo conservador Andonis Samaras, para levar a cabo as medidas de ajuste fiscal e as reformas estruturais que têm levado a “confiança económica ao seu máximo em três anos”.

Após três anos fora dos mercados de longo prazo, com a Grécia a depender da ajuda financeira e das emissões de dívida a curto prazo, o prémio de risco daquele país caiu de níveis máximos perto dos 3.500 pontos para os 800.

O primeiro-ministro grego assegurou na segunda-feira que o seu Governo planeia voltar aos mercados de títulos durante a primeira metade do próximo ano.

Fonte: JN

Comentários

comentários