Presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais critica o aumento no número de profissionais numa altura em que está a cair o volume de processos.

Inácio Peres, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais (APAJ), criticou os planos para reforçar o número de administradores de insolvência, numa altura em que já começaram a reduzir-se os processos.

Em entrevista ao Público esta segunda-feira, 19 de Janeiro, o responsável disse que aumentar o número destes profissionais agora “é um contra-senso”. Segundo Inácio Peres “o problema não está no número de administradores, mas sim no facto de 80% dos processos estarem em 20% dos administradores”. O responsável acredita que “a partir de agora, as insolvências no país tenderão a diminuir”.

Além disso, o presidente da APAJ não concorda com a intenção do Ministério da Justiça em aplicar uma taxa aos administradores por cada processo. “Uma taxa pressupõe a prestação de serviços que até hoje nunca foram prestados. Nomeadamente o acesso ao Citius, à base de dados, a nomeação equitativa”.

E ameaça recorrer a todos os meios para bloquear esta iniciativa. “A APAJ decidiu que deve recorrer a todos os meios legais que tem ao seu dispor, desde a providência cautelar aos tribunais fiscais e administrativos ou ao Tribunal Constitucional para impedir a entrada em vigor dessa portaria”, referiu.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários