Muitas empresas “exportadoras portuguesas ainda vendem no estrangeiro mais como consequência de um processo de crescimento e em resposta a consultas concretas e a pedidos de operadores externos do que em função de uma opção estratégica de internacionalização”, esta é uma das conclusões da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Para ajudar à internacionalização das empresas, a AICEP disponibiliza um Guia Prático – Apoios Financeiros à Internacionalização, em permanente atualização e especialmente vocacionado para as PME que pretendem encaminhar as empresas no vasto leque de instrumentos e ferramentas de financiamento ao seu dispor, bem como incentivos à promoção externa dos seus produtos/serviços, reunindo, sistematizando de forma acessível e atualizando informação neste domínio.
A AICEP destaca os incentivos financeiros disponibilizados através do QREN, nomeadamente com o Sistema de Incentivos transversal – o SI Qualificação PME (Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME) que visa promover a competitividade das PME, através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença ativa das PME no mercado global.
Para o ajudar a levar o seu negócio mais longe foram criadas 14 lojas da exportação enquadradas na Rede de Agências do IAPMEI e em articulação com a AICEP. Estas lojas visam apoiar a estratégia de abordagem dos mercados internacionais e nelas pode ser obtida informação sobre mercados, assistência na procura e contacto com parceiros locais, informação sobre instrumentos financeiros de apoio à internacionalização e dinamização de oportunidades de negócio.
As Linhas de Crédito PME INVESTE visam facilitar o acesso das PME ao crédito bancário, nomeadamente, através da bonificação de taxas de juro e da redução do risco das operações bancárias, através do recurso aos mecanismos de garantia do Sistema Nacional de Garantia Mútua.
O “reforço do fundo de maneio associado ao incremento da atividade das PME”, designadamente, através do início ou reforço dos negócios de exportação, constitui uma das condições de elegibilidade dos projetos apresentados a financiamento bancário.
A AICEP disponibiliza também às empresas portuguesas um conjunto de instrumentos promocionais que “permitam assegurar de forma sustentada o seu sucesso nos mercados externos”. A Agência seleciona eventos de elevado potencial, formata ações e incentiva a participação das empresas, encontrando-se no seu site essas opções. Feiras de referência, missões empresariais ou conferências são apenas alguns exemplos destas ações de promoção.
Além disso, entre os seus diferentes instrumentos promocionais, a AICEP dispõe, em primeira linha, de gestores de cliente. É um conceito inovador e uma aposta num modelo de proximidade ao tecido empresarial, com capacidade de oferecer serviços de elevado valor acrescentado. O gestor de cliente, seja na área de negócio das grandes empresas, seja das PME, “acompanha, em matéria de exportações e investimento no estrangeiro, as empresas encarteiradas na AICEP e que produzem e exportam produtos ou serviços inovadores e competitivos no ótica dos mercados externos”.
Compete ao gestor de cliente das grandes empresas assegurar o tratamento dos processos de Investimento Estruturante em Portugal, constituindo-se como um parceiro de confiança das empresas que investem ou pensam investir em Portugal. A Agência acompanha, através dos seus 55 gestores de cliente, cerca de 11 mil empresas.
Integrada na sua rede internacional, a AICEP tem vindo a desenvolver um sistema de Serviços de Apoio à Empresa destinados a apoiar os primeiros passos das empresas portuguesas no estrangeiro, especialmente PME.
“Trata-se de áreas de escritório destinadas a acolher num dado país empresas portuguesas que queiram iniciar ali a sua atividade exportadora, bem como negócios de investimento direto ou de turismo. Estes serviços asseguram, durante o horário de funcionamento das instalações diplomáticas e consulares em que a rede externa da AICEP está integrada, todas as facilidades normalmente associadas a um escritório, como sejam salas de reuniões, computadores com acesso à Internet, apoio básico de secretariado, entre outros”.
Fonte: Dinheiro Vivo