A empresa portuguesa BA Vidro, que  controla 20% da La Seda deBarcelona, cancelou o seu compromisso de subscrever de recapitalizar a empresa espanhola, como parte do processo de renegociação da dívida.

Em comunicado, enviado esta manhã à CNMV, a comissão de mercado espanhola, a BA PET BV dá conta que esta decisão “foi tomada por não ter sido possível reunir as condições para chegar a um acordo com os bancos coordenadores do empréstimo sindicado para refinanciamento da dívida” da La Sela, que ascende a 600 milhões de euros. Apesar deste cenário, a BA Vidro garante que o “conselho de administração da La Seda, do qual a BA PET (a sua subsidiária) faz parte, decidiu prosseguir com as negociações no sentido de tentar chegar a um acordo para a reestruturação da empresa”.

Ao Dinheiro Vivo, e em resposta às questões colocadas, a administração da vidreira portuguesa, destaca que “a BA sempre recapitalizou a La Seda nos seus momentos mais críticos, permitindo a continuidade da atividade e a própria sobrevivência da empresa”.

E dá exemplos: “Em 2012, em plena crise o setor e da economia, [a BA] disponibilizou-se a subscrever o aumento de capital proposto então pelo conselho de administração que, por falta de apoio dos outros acionistas, não teve sucesso; mais uma vez agora, esteve disponível para subscrever na íntegra um aumento de capital…”. No entanto, sublinha, “todos estes esforços não têm sentido se não forem apoiados pelos restantes acionistas e credores”.

Questionada sobre o futuro da La Seda, a administração da BA Vidro refere que “é prematuro tirar quaisquer ilações” porque “as negociações ainda estão em curso”.

Recorde-se que, a 15 de fevereiro, a BA havia acordado com a La Sedasubscrever e integrar o aumento de capital de 40 milhões de euros “para refinanciamento da sua dívida, em troca de uma oferta pública de ações (IPO)”, adiantava o online do Expansion.

A BA Vidro tornou-se accionista da La Seda, de Barcelona, o grupo espanhol que está a construir a fábrica da Artenius em Sines, em 2010.

Fonte: Dinheiro Vivo

 

Comentários

comentários