Os bancos concederam 5211 milhões de euros de novos empréstimos às empresas e famílias em janeiro, sendo este o quinto mês consecutivo de aumento no montante disponibilizado à economia. Mais de metade destes recursos foram canalizados PME e grandes empresas. Junto dos particulares, o crédito ao consumo caiu para o valor mais baixo desde 2003.

De acordo com os dados hoje disponibilizados pelo Banco de Portugal, as novas operações de crédito subiram 10% por comparação com o montante de novos financiamentos observado em dezembro, tendo então totalizado 4,71 mil milhões de euros.

No primeiro mês deste ano, as empresas fizerm empréstinmos no valor de 4,69 mil milhões de euros, mas foram as PME e as grandes empresas que absorveram a maior fatia destes crédito, uma vez que são tradicionalmente as conseguem obter financiamentos de valor acima de 1 milhão de euros.

E, de acordo com a informação do BdP, os créditos acima deste valor totalizaram 3190 milhões de euros. Trata-se de uma subida significativa tanto em termos mensais como homólogos, já que em dezembro, os novos empréstimos superiores a um milhão de euros tinham somado 2,34 mil milhões de euros, enquanto um ano antes rondaram os 2,23 mil milhões.

Junto das micro empresas, as disponibilizações de liquidez registaram a tendência inversa. Ou seja, em janeiro, do valor total de financiamento  1,5 mil milhões foram para créditos abaixo de um milhão de euros, o que traduz uma descida de 200 milhões tanto na comparação com o mês anterior como com janeiro de 2012.

À semelhança do que acontece com as empresas de mais reduzida dimensão, junto dos particulares as novas operações de empréstimos estão também a cair. Entre compra de casa, consumo e outros fins (usados, por exemplo, pelos empresários em nome individual), os bancos emprestaram 512 milhões de euros, ou seja, menos 19,9% do que o valor disponibilizado em dezembro.

Deste total, a parcela mais reduzida – 149 milhões de euros – destinou-se a financiar compra de habitação, sendo que o montante de janeiro inverte a tendência de subida que se registava desde setembro de 2012.

Já o valor dos novos empréstimos de crédito ao consumo (incluindo aqui os cartões de crédito) ascendeu a 146 milhões de euros em janeiro, sendo este o mais baixo desde 2003 – ano a partir do qual existe informação disponível.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários