A administração do Presidente norte-americano, Barack Obama, notificou hoje o Congresso dos EUA sobre a sua intenção de avançar, em 90 dias, nas negociações para estabelecer um acordo de livre comércio bilateral com a UE.

“A decisão de avançar com negociações para o Tratado Transatlântico e a Aliança de Investimento reflete a crença amplamente partilhada de que o comércio e o investimento transatlânticos podem ser um motor de criação mútua de emprego e aumento da competitividade”, afirmou Demetrios Marantis, representante do comércio dos EUA, citado pela agência noticiosa Efe.

Na carta enviada ao Congresso, Marantis refere que “dadas as baixas taxas existentes na atualidade”, o objetivo deve passar por uma “abordagem nova e inovadora para reduzir o impacto negativo sobre o comércio bilateral”.

Demetrios Marantis assinalou ainda que a administração “manterá reuniões regulares e rigorosas com o congresso e outros elementos em todas as etapas do acordo”.

Reconhecendo que haverá dificuldades durante o processo, assinalou, porém, que os potenciais benefícios “compensam o esforço”.

O Presidente Obama anunciou a sua intenção de negociar este acordo de livre comércio e investimento durante um discurso do passado mês de fevereiro, no qual delineou a sua agenda política e económica.

Barack Obama esteve terça-feira reunido em Washington com o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, que expressou o seu desejo de que as negociações sobre o livre comércio transatlântico comecem “no final de junho” e possam estar concluídas durante o ano de 2014.

Fonte: Jornal i

Comentários

comentários