A Brisa, através das suas participadas Brisa Inovação e Tecnologia (BIT) e BNV Mobility, ganhou o projecto de consultoria técnica para a auto-estrada M1 “Belarus” Moscovo-Minsk, no valor de mais de meio milhão de euros.

A Brisa, através das suas participadas Brisa Inovação e Tecnologia (BIT) e BNV Mobility, ganhou o projecto de consultoria técnica para a auto-estrada M1 “Belarus” Moscovo-Minsk, no valor de mais de meio milhão de euros.A Rússia é um dos mercados que a Brisa tem vindo a acompanhar, preparando-se agora para desenvolver ao longo dos próximos 20 meses este projecto que visa dar suporte à construção e operação de uma variante à auto-estrada M1, que terá uma extensão de 18,5 km.Em 2008, o consórcio da Brisa chegou a ser pré-qualificado nos concursos lançados pelo governo da Federação Russa para a construção, operação e manutenção, por um período de 30 anos, de duas auto-estradas. No entanto, a entrada no país apenas se concretiza agora, num projecto que “consiste no fornecimento de serviços de consultoria em gestão de tráfego e operação de portagens, e no apoio às operações rodoviárias na fase pré-operacional do projecto”, como refere o grupo em comunicado. O cliente, adianta, é a JSC “Institute Strojproect”, responsável pela supervisão do projecto e construção e líder no sector das infra-estruturas de transporte na Rússia.Este projecto é o segundo projecto conjunto da BIT e BNV Mobility, criada no final de 2010 em parceria com a holandesa NedMobiel com vista à participação em projectos de mobilidade. O primeiro foi desenvolvido entre Outubro de 2010 e Abril de 2011, na Turquia, e consistia na definição de um modelo de operação e manutenção (O&M) para a concessionária que gere a auto-estrada que liga Gebze a Izmir, com uma extensão de 400 quilómetros.

Projectos na Índia 

Já na Índia o grupo tem em curso um projecto piloto que visa testar a interoperabilidade de sistemas electrónicos de cobrança de portagem, à semelhança do que acontece em Portugal com o sistema Via Verde. Uma iniciativa que, segundo a empresa, surge na sequência do lançamento, pelas autoridades indianas, de quatro projectos-piloto para a implementação de um sistema interoperável de cobrança electrónica de portagem naquele país. Um destes projectos-piloto foi ganho pela Feedback Brisa Highways, na qual o grupo detém 40%, e diz respeito a uma auto-estrada que liga Deli a Beawer, com uma extensão de 400 quilómetros e tem sete praças de portagem. Além deste projecto, a Feedback Brisa Highways, que opera na Índia sob a marca Ezeeway, tem em curso cinco projectos no mercado indiano, através dos quais presta serviços de operação, manutenção e cobrança de portagens, numa extensão de cerca de 240 quilómetros.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários