Jornais de todo o mundo, agências noticiosas e televisões dão hoje grande destaque à crise portuguesa.

A declaração Pedro Passos Coelho ao País, que ontem anunciou novos cortes na despesa pública, fez manchete no Financial Times e ocupou grande espaço nos principais jornais internacionais.

O jornal britânico FT, que coloca na primeira página a situação portuguesa ao lado da tensão na Coreia do Norte, escreveu que Passos terá pela frente uma tarefa “muito difícil para convencer os responsáveis internacionais” de que os cortes conseguirão manter o País nas metas do défice.

Num artigo assinado por Peter Wise, o correspondente em Lisboa, pode ainda ler-se que o discurso de Passos poderá precipitar “eleições antecipadas”. O artigo é ainda ilustrado na página três do FT com a imagem de um manifestante mascarado de Vítor Gaspar e com uma placa na mão onde a palavra “Crime” salta à vista.

A crise na zona euro é igualmente analisada no editorial e pelo colunista Wolfgang Münchau.
Sobre a situação portuguesa, o Wall Street Journal titula “Portugal procura novos cortes para manter o rumo.” Na notícia pode ainda ler-se que o Governo está em “crise” depois de o Tribunal Constitucional ter “derrubado” algumas das medidas de austeridade.

O espanhol El Mundo diz que a União Europeia recebeu com “alívio” o compromisso de Portugal em manter o programa de ajustamento. O artigo é ilustrado com uma fotografia de Passos Coelho a dirigir-se para uma sala após ter discursado ao País.

Ainda em Espanha, o El País escreve que o primeiro-ministro, numa “solene intervenção televisiva” informou os portugueses que irá reduzir os gastos na educação, saúde e segurança social. Também o Expansión cita Passos Coelho para confirmar que Portugal descarta “nova subida de impostos”.

O cenário de crise em Portugal também não passou despercebido ao americano New York Times. “Novos problemas para o euro em Portugal” é o título dado à notícia que, citando o primeiro-ministro, adianta que a “vida dos portugueses vai ficar mais difícil”.

Nas agências internacionais, a Bloomberg ilustra o artigo dedicado a Portugal com uma imagem de um grafiti em que se vê Pedro Passos Coelho com duas pistolas na mão. A agência norte-americana descreve o discurso do primeiro-ministro e faz uma radiografia às contas do País. Ao logo da manhã, Portugal tem sido um dos assuntos destacados na emissão televisiva da agência norte-americana.

Também à agência Reuters noticia que Portugal “deve manter com as instituições europeias os objectivos orçamentais acordados”.

No Brasil, o jornal Folha de São Paulo descreve o discurso do primeiro-ministro português e as reacções dos partidos da oposição. O título destaca o facto de Portugal tentar evitar “novo resgate”.

Fonte: Económico

Comentários

comentários