Espanha
É o principal comprador das exportações portuguesas, absorvendo mais de 22% do total das vendas, e é um dos países que mais está a sofrer com a degradação da atividade. As empresas portuguesas faturaram anualmente mais de 10,2 mil milhões de euros neste mercado, mas o aviso foi feito: a economia espanhola caiu 2% no primeiro trimestre, pior do que nos trimestres anteriores.

Alemanha
O motor da zona euro está a parar. Apesar do estado saudável da economia, a Alemanha, como potência exportadora que é, já está a sentir o impacto das medidas de austeridade que tem defendido para os países programa e o contágio a uma série de outras nações europeias. O mercado alemão é o segundo maior para Portugal; absorve mais de 12% das vendas nacionais.

França
O terceiro maior mercado dos exportadores portugueses voltou a entrar em recessão técnica neste primeiro trimestre de 2013 (dois trimestres consecutivos de recuo na atividade económica). Portugal escoa para este país mais cerca de 5,4 mil milhões de euros, anualmente (12% do total). O Governo francês também tem um programa de austeridade em curso para tentar estabilizar a dívida.

Grécia
Não é muito relevante para as exportações portuguesas (compra apenas 190 milhões de euros anualmente, cerca de 0,4% do total), mas é o país que mais tem sido fustigado pelas políticas de austeridade, arrastando muitos à sua volta. O caso do Chipre é disso exemplo. Com um segundo programa de ajustamento em curso, a Grécia afundou 5,3% no primeiro trimestre em termos homólogos.

Chipre
O país que marca um antes e um depois na zona euro. Com um sector bancário sobredimensionado, o Chipre está a ser obrigado a tributar os depositantes, uma forma de por os bancos a pagar o resgate. A ideia motivou críticas ferozes e muita apreensão. A economia esvaziou 4,1% no primeiro trimestre, mas em 2013 espera-se um colapso de quase 8,7%. Compra apenas 24 milhões de euros em exportações portuguesas.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários