Indicador de actividade económica melhorou ligeiramente em Setembro, com o consumo privado a crescer mais do que em Agosto.

O indicador de clima económico em Portugal continua a registar sinais positivos, mostra a síntese de conjuntura publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em Outubro estabilizou nos 0,7%, o mesmo valor que regista desde Agosto, mas o mais elevado desde Julho de 2008.

O indicador de actividade económica também se manteve em terreno positivo, registando mesmo uma pequena melhoria em Setembro: saltou de 3% em Agosto para 3,1% em Setembro.

O INE explica que o indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo mais acentuado do que o verificado no mês anterior, tendo atingido “a taxa máxima desde Junho de 2010”. Tanto o consumo duradouro como o de bens correntes contribuíram para este desempenho, embora a componente do consumo corrente tenha sido mais expressiva.

Em termos qualitativos, os consumidores mostraram um ligeiro aumento da confiança em Outubro. Este dado prolonga a trajectória ascendente e atinge o valor mais elevado desde Maio de 2002. Contudo, os empresários do comércio a retalho estabilizaram os seus níveis de confiança, pelo quarto mês consecutivo. Este valor “suspende o perfil crescente iniciado em Março de 2013”, avalia o INE.

Já no que toca ao investimento, os dados são menos positivos: em Setembro o indicador diminuiu (depois de ter subido em Agosto), “em resultado do contributo negativo mais acentuado da componente de construção e do contributo positivo menos expressivo da componente de material de transporte”. Ainda assim, a componente de máquinas e equipamentos apresentou um contributo positivo mais intenso, explica o INE.

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários