Portugal e Espanha congratularam-se hoje com a introdução de um comboio directo diário entre Porto e Vigo nos dois sentidos e de um bilhete único nessa ligação ferroviária a partir do verão.

Segundo a declaração final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, que se realiza hoje em Madrid, estas mudanças na ligação entre Porto e Vigo foram estabelecidas num acordo entre a CP e a RENFE.

[Portugal e Espanha] felicitam-se pelas melhorias acordadas no sector do transporte ferroviário de passageiros e, especialmente, pela assinatura do acordo entre a CP e a RENFE para um  melhor aproveitamento do serviço internacional Vigo-Porto, através da criação de um comboio directo diário nos dois sentidos e do bilhete único a partir do verão de 2013, e manifestam o compromisso de ambos em agilizar os recursos disponíveis que permitam finalizar a electrificação de todo o trajecto até 2016″, refere a declaração final da cimeira.

Actualmente, não é possível viajar entre Porto e Vigo com um único bilhete. Entre as duas cidades, os comboios fazem mais de dez paragens e a viagem dura cerca de três horas.

Na anterior Cimeira Luso-Espanhola, realizada há um ano, no Porto, os executivos português e espanhol tinham decidido melhorar a ligação ferroviária Porto-Vigo em duas etapas: “inicialmente através da sua potenciação como serviço internacional e, numa segunda fase, a médio prazo, através de uma actuação sobre a infra-estrutura ferroviária”.

Na declaração final dessa cimeira ficou inscrito “o objectivo de, tão próximo quanto orçamentalmente possível, as duas capitais regionais terem um serviço de qualidade capaz de ser competitivo, em tempo e em custo, com a ligação rodoviária actual, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental e sustentabilidade económica desta infra-estrutura ferroviária”.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários