A Presidente e CEO da Boyden World Corporation, Trina Gordon, é especialista em recrutar especialistas. Em entrevista ao Dinheiro Vivo, a primeira mulher a gerir uma organização líder no sector do Executive Search explica que a crise é uma oportunidade para os melhores. Especialmente se tiverem formação nas áreas da saúde, da energia ou da indústria.

Casada “e feliz com um marido que me apoia incondicionalmente nas minhas opções profissionais” e mãe de dois rapazes, o seu tempo livre é dedicado a colaborar com uma série de organizações que trabalham questões sociais ou a correr – entusiasta do exercício físico, Trina corre habitualmente grandes distâncias. Adora viajar, mas o seu hobbie preferido é mesmo guiar motas. “Especialmente Harley Davidsons!”

 

Exactamente o que é que faz um head hunter?
O Executive Search tem por objectivo ajudar os nossos clientes locais, regionais e globais a identificar e a recrutar o talento e a liderança de que necessitam para as suas organizações.

Existe o candidato perfeito a determinado lugar? Há características essenciais que tem de ter?
As qualidades que procuramos variam consoante o cargo para o qual estamos a recrutar. De forma geral, procuramos líderes com a capacidade de inspirar pessoas, de motivar as organizações a alcançar a sua estratégia e que tenham uma visão adequada do futuro do negócio.

O que é que faz um líder?
Um líder é alguém que é respeitado pelas pessoas que o rodeiam, com a coragem e o compromisso para conduzir a organização face a um percurso difícil e de mudança, respeitado pelos seus valores éticos e pelos seus princípios, e que demonstre uma notável segurança e dinamismo na forma como apresenta a estratégia da organização.

É algo com que se nasce ou é possível alguém melhorar-se?
É possível. Para melhorar as suas competências, um profissional deve continuamente procurar novas experiências e obter mais conhecimento com as mesmas. Necessita de sair da sua zona de conforto, para actuar num cenário que é necessariamente global. É imperativo que se questione continuamente e que proceda a uma boa análise do seu contributo enquanto individuo e enquanto membro de uma equipa na organização da qual faz parte.

A crise mundial alterou as regras do jogo? É uma oportunidade para os melhores?
A crise global fez com que a procura por talentos seja algo ainda mais vital. As organizações necessitam de uma liderança clara que lhes permita enfrentar adequadamente o ambiente actual e que procure, de forma assertiva, ir ao encontro das exigências dos seus clientes.

Houve alguma alteração nos salários que as empresas oferecem?
Não se verificou propriamente uma modificação no valor dos salários praticados. Um líder de referência e ao nível daquele que recrutamos manterá sempre um salário competitivo.

O que é que as empresas querem, hoje em dia? Há áreas com mais procura?
Entre os sectores que se encontram numa situação mais favorável contam-se os produtos de grande consumo, que acarretem valor para o consumidor; as ciências e a saúde estão a crescer; a energia; e no sector industrial existe uma procura por talento em mercados emergentes na produção de equipamento e no desenvolvimento de infra-estruturas. As piores áreas são o sector dos serviços financeiros, o mercado imobiliário e os departamentos comerciais.

Que conselhos daria a alguém que acabou de s licenciar e não encontra emprego?
É imperioso desenvolver uma rede de contactos e ser criativo, adequando as competências a cada função para a qual nos candidatamos. Devemos tentar utilizar todos os elementos da nossa rede de contactos, sejam estes amigos, familiares, colegas ou professores de faculdade, para conseguir obter um contacto com possíveis empregadores. Networking é a palavra-chave. Outro factor extremamente importante é aproveitar todas as oportunidades para realizar estágios. Um estágio constitui a possibilidade para demonstrar competências e aumentar as probabilidades de contratação futura.

E emigrar, é uma opção de futuro?
A oportunidade de trabalhar no estrangeiro e acumular experiência profissional em mercados emergentes é uma enorme vantagem, independentemente de o objectivo a médio ou longo prazo seja regressar ou continuar naquele destino e aproveitar as oportunidades de carreira que surjam no estrangeiro.

 

Como é ser a primeira mulher a liderar uma empresa líder em executive search, como a Boyden?
É uma enorme honra ser a primeira mulher a liderar uma empresa multinacional de referência na área. Não encaro esta situação como uma questão de género mas de liderança e de capacidade para motivar, inspirar e guiar a nossa actividade e fazer face a um ambiente desafiante que os profissionais da Boyden experienciam através dos nossos escritórios em todo o mundo.

Qual foi a decisão mais relevante que teve de tomar na sua vida?
A de decidir-me a alcançar as metas que defini para a minha vida pessoal e para a minha carreira com toda a minha energia, e poder contar com um foco muito claro e com as minhas capacidades para não me afastar do desígnio de poder dar um contributo não só na minha esfera profissional como na pessoal.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários