A Ventinveste e a alemã Ferrostaal acordaram com os bancos BPI, ING e Santander um “project finance” para instalar em Portugal um conjunto de quatro parques eólicos, cuja construção decorre até ao final de 2016.

A Ventinveste, controlada pela Galp Energia e pela Martifer, garantiu, conjuntamente com a alemã Ferrostaal, um acordo de financiamento no montante de 175 milhões de euros para pôr em marcha a construção de quatro parques eólicos em Portugal, com os trabalhos a arrancar já este mês.

Em comunicado ao mercado, a Galp anunciou que “foi estabelecido um conjunto de acordos com fornecedores e entidades financeiras para a construção de quatro parques eólicos com uma capacidade instalada global de 171,6 MW (megawatts), que resultam da fase B do concurso anteriormente realizado pelo Estado Português”.

O financiamento será aplicado ao projecto “Âncora”, que abrange aqueles 171,6 MW, a construir em parceria entre a Ventinveste e a Ferrostaal. A entrada do grupo alemão, acordada durante o Verão, surge como contrapartida de investimento em Portugal, por compensação dos investimentos que não chegaram a ser feitos pela Ferrostaal a título de contrapartidas dos contratos de fornecimento de submarinos ao Estado português.

As verbas agora garantidas pela Galp, Martifer e Ferrostaal chegam ao projecto “Âncora” no regime de “project finance”, montado por um sindicato bancário que inclui o BPI, o ING e o Santander. O investimento global nos quatro parques eólicos ascenderá a 220 milhões de euros, dos quais 175 milhões de financiamento bancário e o restante em capital próprio assegurado pela Ferrostaal.

No mesmo comunicado, a Galp revela que “a construção dos parques eólicos inicia-se em Dezembro de 2014, prevendo-se que seja concluída faseadamente até finais de 2016”. “Esta operação foi autorizada pelo Governo português, permitindo concretizar uma parte substancial da capacidade instalada atribuída à Ventinveste”, acrescenta a Galp.

Recorde-se que o consórcio Ventinveste tinha ganho, na Fase B do concurso eólico do primeiro Governo de José Sócrates, licenças para desenvolver projectos até 400 MW em Portugal. Mas até hoje o grupo apenas instalou um parque. Mesmo considerando a potência a instalar no âmbito da parceria com a Ferrostaal, a Ventinveste tem ainda cerca de 200 MW disponíveis.

 

Fonte: Negócios

 

Comentários

comentários