O crédito de cobrança duvidosa voltou a disparar em março para valores recorde. Neste mês, o malparado subiu para os 16,16 mil milhões de euros, mais 139 milhões que no mês anterior, revela hoje o Banco de Portugal.
Neste terceiro mês do ano, os créditos de cobrança duvidosa já representavam 6,8% do total de empréstimos concedidos pelas instituições financeiras portuguesas (237 682 mil milhões de euros).

Do lado das empresas o malparado é mais evidente. E no terceiro mês do ano, já representava 10,45% do total de crédito concedido, em março o valor voltou a crescer. As empresas de construção e de imobiliário continuam a ser as mais afectadas.

Do lado das famílias o crédito de cobrança duvidosa representa 3,9% do total de empréstimos concedidos, sendo os empréstimos para consumo os que mais pesam na factura da banca. Entre estes, a cobrança duvidosa já representa 12,5% do total, o que mostra que são os primeiros a deixar de pagar quando as contas apertam. No mês de março, o valor voltou a crescer.

No que toca à habitação, o malparado caiu em março, representando apenas 2% dos 108 778 mil milhões concedidos pela banca.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários