A marca portuguesa de vestuário do grupo Ricon “passou para a alçada” da Têxtil Cães de Pedra, diz o Portugal Têxtil.

A Têxtil Cães de Pedra, grupo familiar de Guimarães que em 2007 comprou a Lion of Porches, assumiu o controlo da Decenio, mas os detalhes do negócio “estão ainda no segredo dos Deuses”, refere o Portugal Têxtil (portal dedicado ao sector têxtil e moda).

O Expresso também contactou a Ricon e a Têxtil Cães de Pedra, mas não obteve, até ao momento, qualquer informação sobre o negócio e a mudança da gestão da marca de vestuário de Famalicão para Guimarães.

O grupo Ricon alienou, também, recentemente, as participações nos centros da Porsche no Porto e em Braga, um negócio que fontes do sector textil viram como “um sinal de que o grupo estaria fragilizado pela crise”.

Fundado em 1973, o grupo Ricon conseguiu a representação da Gant em 1991, lançou a Decenio, que de acordo com o seu site tem 22 lojas próprias em Portugal, produz vestuário para marcas como Paul Smith, Massimo Dutti, Carolina Herrera e Hackett, e tem as licenças das marcas italianas Henry Cotton´s e Jacob Cohen.

Em abril de 2013, o grupo, que também tem no seu portfólio a empresa de aviação Everjets, dedicada à aviação executiva e combate a incêndios, anunciou um investimento de 4 milhões de euros na construção de um hangar para ter uma base de operações no aeroporto Sá Carneiro.

Especializada em vestuário de malha, a Têxtil Cães de Pedra integra um grupo familiar com interesses noutros sectores, designadamente na hotelaria. Em 2007 comprou a Lion of Porches, marca que tem vindo a expandir-se internacionalmente e conta, atualmente, com 37 pontos de venda monomarca em Portugal, 10 em Espanha, um em França, três em Angola e um Moçambique, além da presença em lojas multimarca em diferentes países.
Fonte: Expresso

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