O número de desempregados em Espanha caiu em Março, sinalizando uma possível recuperação da quarta maior economia do euro.

No mês passado, o número de desempregados em Espanha caiu em 4.979 para 5.035.243 milhões de pessoas, o que significa que o número de desempregados diminuiu na Páscoa, altura em que os trabalhos sazonais tendem a “disfarçar” as estatísticas.

Apesar deste recuo, no último ano, e segundo os mesmos dados, o desemprego aumentou 5,9%, o equivalente a 284.376 cidadãos.

O aumento no sector de serviços (mais 15.822 desempregados) compensou as quedas nos sectores da agricultura, pesca e indústria.

Também esta terça-feira foi revelado que a taxa de poupança das famílias e instituições não-lucrativas espanholas caiu 2,8 pontos em 2012, para 8,2% do rendimento disponível, o valor mais baixo desde 2000.

O Instituto Nacional de Estatística espanhol explica que a queda se justifica sobretudo com uma redução de 2,7% do rendimento disponível.

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, deve anunciar hoje uma revisão em baixa das previsões económicas para 2013, tendo o ministro da Economia já antecipado que serão divulgados valores “mais conservadores”. A actual estimativa de Bruxelas aponta para uma contracção do PIB de 1,4% este ano.

Recorde-se que a economia espanhola tem a braços um terço de todo o desemprego registado na zona euro. Espanha é aliás o segundo país do euro com a maior taxa de desemprego da União Europeia, de 26%. Pior só a Grécia.

Fonte: Económico

Comentários

comentários