O dinheiro dos fundos comunitários vai chegar a Portugal em Janeiro. A garantia foi dada esta manhã pela comissária europeia para a Política Regional, Corina Cretu.

A comissária – que esteve em Portugal para assinalar a aprovação dos Programas Operacionais e, consequentemente, o arranque do Portugal 2020 -, elogiou o facto de Portugal liderar a execução dos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), mas alertou que “o trabalho árduo vai começar agora com a implementação” os programas.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, agradeceu à comissária por ter compreendido “a urgência de Portugal que solicitou ser dos primeiros Estados-membros a ver os seus Programas Operacionais aprovados”.

O ministro sublinhou ainda, em conferência de imprensa, que as empresas terão concursos abertos até ao final do ano. “Já temos alguns concursos abertos, mas o mais relevante refere-se às empresas que deverá abrir antes do final do ano. Haverá um prazo para apresentar as candidaturas e depois, em 60 dias, serão seleccionadas. À medida que forem executados os fundos serão feitas as transferências”, explicou Poiares Maduro.

“O mais importante é saber quando são abertas as candidaturas para que as empresas possam programar”, acrescentou, lembrando que estas candidaturas estão arrancar muito mais cedo por comparação com anterior quadro, o QREN.

Por outro lado, Poiares Maduro disse que não pode garantir que haja movimentos financeiros já este ano, como desejava, mas garantiu que “não é importante para Portugal ter já movimentos financeiros”.

Fonte: Económico

 

Comentários

comentários