A dívida total das administrações públicas era de 208.857 milhões de euros no final de Fevereiro, o que representa uma subida de menos de 400 milhões de euros num mês.
A dívida das administrações públicas ascendeu aos 209 mil milhões de euros em Fevereiro deste ano, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, o equivalente a 126,3% do Produto Interno Bruto (PIB).
De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, a dívida total das administrações públicas era de 208.857 milhões de euros no final de Fevereiro, um valor que, em Janeiro, era de 208.464 milhões, na óptica de Maastricht que é utilizada pela ‘troika’ (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e pela União Europeia.
O Banco de Portugal só calcula o rácio da dívida em percentagem do PIB no final de cada trimestre, pelo que, para estimar este valor, a Lusa considerou como valor de referência o PIB nominal no fim de 2012, referido na primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística a 28 de Março.
A trajectória da dívida pública continua a subir, uma vez que, em Setembro de 2012, a dívida pública era de 120,2% do PIB, e no final de Dezembro do ano passado correspondia a 123,6% do produto, segundo dados do BdP.
Fonte: Negócios