O PIB português encolheu 0,3% em cadeia nos primeiros três meses do ano. A economia destrói riqueza há dez trimestres consecutivos.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de anunciar a estimativa rápida de que a economia portuguesa contraiu 0,3% no primeiro trimestre do ano face aos três meses anteriores, período em que tinha emagrecido 1,8%. Trata-se de um desempenho ainda assim melhor que a previsão média dos economistas sondados pela agência Reuters, que apontava para uma diminuição do produto de 0,6%.

Segundo explica o INE, a pressão na procura interna intensificou-se, devido sobretudo a uma diminuição mais acentuada do investimento, efeito que foi em parte contrabalançado pela melhoria da procura externa, fruto de uma redução mais intensa das importações motivada pelas medidas de austeridade.

A contracção em cadeia do PIB nacional acabou por ficar em linha com a redução de 0,2% do PIB da zona euro no mesmo período, segundo informou hoje o Eurostat.

Em termos homólogos o PIB português diminuiu 3,9% depois de uma variação negativa de 3,8% no último trimestre de 2012, de acordo com o mesmo relatório do INE

A última previsão do Governo aponta para uma contracção do PIB de 2,3% este ano.

O próximo relatório, mais aprofundado, com as contas do primeiro trimestre será divulgado pelo INE a 5 de Junho.

Fonte: Económico

Comentários

comentários