Maior feira do mundo do sector metalúrgico e metalomecânico realiza-se em Setembro. Empresários portugueses têm presença meramente residual.

Mais de duas mil empresas de 36 países diferentes num espaço de cerca de 170 mil metros quadrados, com a perspectiva de 150 mil visitantes e a geração de um volume de negócios da ordem dos 4,5 mil milhões de euros é o que tem para oferecer a EMO Hannover 2013. É o maior certame do mundo do sector metalúrgico e metalomecânico – realiza-se desde 1975 – e terá lugar naquela cidade alemã entre os dias 16 e 21 de Setembro próximo.

A apresentação da versão 2013 do certame – cuja última edição data de 2011 – deu-se no Porto, no sentido de alertar os empresários portugueses para a importância da sua eventual presença em Hannover em Setembro. Principalmente, como recordou Wilfried Schafer – director executivo da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramentas – numa altura em que Portugal está a passa por um período de forte recessão “e o vosso mercado interno se encontra estagnado”.

Na edição de 2011 estiveram presentes dois fabricantes nacionais – e até à data, segundo Hans-Joachim Bohmer, da câmara de comércio bilateral, esse número repete-se para a edição de 2013. Os visitantes portugueses não foram além dos 654.

Apesar de decorrer na Alemanha, apenas 40% das empresas presentes são oriundas daquele país. Índia, Suíça, Áustria, Itália, França, Holanda, EUA e Suécia são os principais países que compõem os restantes 60%.

Este ano, segundo Wilfried Schafer, o destaque – há sempre um, o da edição anterior foi a Rússia – vai para o poderoso mercado da Índia, que revela grande potencial para a aquisição de produção do sector e onde Portugal está muito residualmente representado.

Fonte: Público

Comentários

comentários