Na Apple francesa, trabalhar depois do fim do turno pode trazer problemas. Esta semana, o empregado Thomas Bordage foi repreendido severamente por ter trabalhado vinte minutos depois da sua hora de saída.

Segundo conta o jornal Le Parisien, os supervisores de Bordage ameaçaram-no com sanções disciplinares, incluindo despedimento, pelo trabalho fora de horas “injustificado.”

A história parece bizarra, mas está relacionada com as leis laborais em França. No passado mês de março, a Apple foi multada em 10 mil euros neste país porque vários trabalhadores ficavam depois do horário de saída, por exemplo a arrumar a loja ou a prepará-la para o dia seguinte.

Seis sindicatos franceses fizeram queixa da empresa e o tribunal confirmou a multa, visto que é proibido uma empresa pedir aos trabalhadores que fiquem após a hora de fecho – salvo se forem pagas horas extraordinárias com montantes mais elevados, podendo a empresa ser obrigada a dar o dia seguinte de folga ao trabalhador. Na altura, o tribunal ameaçou a Apple de multas subsequentes de 50 mil euros por cada nova infração.

A lei francesa proíbe as empresas de pedirem trabalho aos empregados entre as 9 da noite e as seis da manhã, bem como ao domingo.

Bordage foi um dos trabalhadores que liderou o protesto à porta de uma das lojas Apple em Paris e diz que esta pode ser uma forma de o tentar despedir. O sindicato a que pertence emitiu um comunicado avisando a Apple de que se tentar demiti-lo irá enfrentar um “conflito sem precedentes.”

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários