David Tavares quer reforçar a equipa que tem nos Açores e recrutar para o Canadá.

Trinta anos depois de chegar ao Canadá, o empresário de origem açoreana David Tavares lidera um império com várias empresas. Vende serviços de telecomunicações para gigantes como a Walmart ou ToysRus em mais de 20 países . Comercializa uma ferramenta de integração de telecomunicações, a ConexALL, que é a única aceite nos hospitais militares dos EUA.
O que aprendeu no antigo centro de formação dos CTT, em Portugal, permitiu-lhe chegar e vencer no mercado canadiano. Começou sozinho a sua empresa Tel-Connect Systems para vender sistemas de centrais telefónicas, depois de deixar o emprego no gigante do serviço telefónico Bell Canada, e hoje lidera o grupo empresarial da holding Tel-e-Group.
Mas não esquece as suas origens e, recentemente, criou nos Açores uma operação da Globestar Systems que já recrutou 33 pessoas que prestam serviços para todo o mundo.
Tem como objectivo “criar empregos em Portugal”. O primeiro passo desta estratégia é duplicar o número de pessoas da sua operação nos Açores onde admite receber alguns dos trabalhadores que vão ficar sem emprego por causa da redução da operação norte-americana na base das Lajes.
Se tivesse 25 anos, “começava agora o seu negócio em Portugal onde há muitas oportunidades”. “Os Açores têm uma localização estratégica entre a Europa, América do Norte e África”, que devia ser mais explorada por Portugal”, desabafa.
Mas David Tavares convida, também, portugueses “que tenham paixão pelas telecomunicações, qualificados na área das tecnologias e que dominem inglês” para trabalhar nas suas empresas no Canadá. Procuram pessoas na área da gestão, sistemas e redes de telecomunicações, mas também nas vendas e nos recursos humanos. Dominar outras línguas como o francês, alemão ou espanhol é também uma grande vantagem no mercado canadiano. Quanto ao sistema de ‘Express Entry’, criado pelo governo canadiano para facilitar a entrada de emigrantes, diz que o país “quer pessoas qualificadas, com experiência e que ajudem a tornar o Canadá mais rico”. Um país de imigrantes em que a comunidade portuguesa já tem mais de 470 mil pessoas”.

O empresário português que criou um império

O ConexALL é um sistema de gestão de informação de comunicações que já está instalado em mais de mil hospitais de todo o mundo, entre eles o Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Hospital Dona Estefânia . Esta é a mais recente aposta do empresário David Tavares. Chegou ao Canadá com 19 anos e, 30 anos depois, lidera um império com sete grandes empresas, a maioria no sector das telecomunicações. Venceu o prémio de “Novo Pioneiro Empresarial Canadiano do ano” em 2005.Quando falou com o U&E, estavam 15 graus negativos e a sua cidade, Toronto, estava coberta de neve. Mas diz que o frio vence-se facilmente. Basta vestir várias camadas de roupa. E depois todas as casas tem um sistema de aquecimento infalível.

“Tenho a possibilidade de fazer carreira no que gosto”

Com 27 anos, Célia Silvestre trabalha nos serviços financeiros da maior cadeia de sapatarias do Canadá. Nasceu no país, mas fez o secundário em Portugal e terminou a licenciatura na Nova School of Business & Economics. Depois de trabalhar numa das grandes auditoras em Portugal percebeu que queria um trabalho com mais “rotina” e menos irregularidade nos horários. Procurou “durante meses” um trabalho em Lisboa mas não conseguiu. Aproveitando a dupla nacionalidade decidiu regressar ao Canadá. O melhor do país? “A possibilidade de fazer carreira naquilo que gosto, com mais oportunidades do que encontro em Portugal e o contacto com muitas culturas diferentes”, diz. De Portugal sente saudades do clima e da família. Vive em Toronto há três anos.

“O Canadá é um país maravilhoso para viver”

” Oportunidade de ter uma excelente educação e uma boa carreira”. É assim que Nuno Martins, com 41 anos, define a sua vida no Canadá. Tinha dois anos quando foi com os seus pais para o país porque, apesar de terem muito boas condições de trabalho em Portugal, queriam estar perto dos seus avós. Trabalha na Thales Canada, uma empresa que fornece sistemas de entretenimento para companhias, aéreas, há um ano. Para trás ficaram 16 anos de trabalho como engenheiro na Air Canada. Considera que o Canadá “é um país maravilhoso para viver, porque tem diversas culturas, paisagens lindas e oportunidades de formação e carreira”. Vive com a mulher e dois filhos em Milton, Ontário. Mas Portugal continua a ocupar “um lugar muito especial ” no seu coração”.

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários