O presidente do Eixo Atlântico afirmou hoje que o encerramento da delegação de Vigo (Espanha) da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) representa uma “falta de visão económica” perante a importância do mercado galego.

“Se a Galiza fosse um país, corresponderia ao sexto destino das exportações portuguesas. Isso é mais do que o que exportamos para os Estados Unidos, para a Holanda ou para a Inglaterra”, recordou José Maria Costa em declarações à agência Lusa.

O Eixo Atlântico é uma instituição que congrega os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza, incluindo Vigo, a maior metrópole daquela região autónoma espanhola.

“Precisávamos de potenciar e apoiar as nossas empresas na Galiza, procurando, ao mesmo tempo, captar investimento para Portugal, numa altura em que investidores galegos estão a fazer prospeção no Alto Minho para a instalação de fábricas. Mas, com este encerramento, as nossas empresas vão ficar mais desprotegidas”, sublinhou José Maria Costa, que é também presidente da Câmara de Viana do Castelo.

Fonte da AICEP confirmou no sábado à Lusa que aquela entidade vai fechar no final de março as delegações de Vigo (Galiza) e Badajoz (Extremadura), em Espanha, por “razões orçamentais”, mas garantiu que a cobertura deste mercado fica assegurada.

“Dentro do objetivo orçamental, a AICEP tomou a decisão de descontinuar estas duas delegações por se entender que a cobertura ficará assegurada, quer através de Madrid, quer dos nossos escritórios de Lisboa e do Porto”, acrescentou a fonte.

Ainda assim, realçou, “Espanha continuará a ser o principal mercado de exportação nacional”.

Segundo a mesma fonte da agência de comércio externo, liderada por Pedro Reis, que está sobre a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros, “neste momento não estão previstos mais encerramentos em 2013”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários