O produto interno bruto desceu 0,5% nos primeiros três meses do ano, face ao quarto trimestre, menos do que os 0,8% que a economia havia contraído no quarto trimestre. Exportações continuam, no entanto, a ficar aquém das expectativas.

A recessão na economia espanhola abrandou no primeiro trimestre, com uma estabilização da procura interna a permitir que o PIB descesse 0,5% no período, menos do que a contracção de 0,8% no quarto trimestre, face aos três meses anteriores.

A contracção de 0,5% no PIB vem em linha com a estimativa preliminar divulgada pelo gabinete de estatísticas no final de Abril.

O consumo interno desceu 0,4% face ao trimestre anterior, menos do que os 1,9% do quarto trimestre, mas as exportações agravaram a queda, com uma descida de 1,3% face aos anteriores 0,9%. As exportações são, como em outros países europeus, o factor em que o governo aposta para sair da recessão.

O indicador é divulgado um dia depois de a Comissão Europeia sugerir dar a Espanha mais dois anos, até 2016, para alinhar o défice orçamental com as regras europeias, perante uma taxa de desemprego que pode subir aos 28% no próximo ano.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários