A moeda europeia atingiu um novo mínimo de nove anos e já está a negociar abaixo da cotação que atingiu no primeiro dia em que foi negociada nos mercados. O programa de compra de dívida por parte do BCE justifica a tendência negativa.

4 de Janeiro de 1999: o euro negociou pela primeira vez nos mercados, marcando a primeira cotação nos 1,175 dólares. 14 de Janeiro de 2015: o euro atinge um novo mínimo de nove anos, nos 1,1727 dólares.

16 anos depois da estreia, a moeda europeia vive esta quarta-feira um “regresso à casa de partida”, com os investidores a pressionarem a moeda europeia devido à expectativa cada vez mais forte de que o Banco Central Europeu vai avançar para um programa de compra de dívida pública já na reunião de 22 de Janeiro.

Ainda hoje o presidente do BCE, Mario Draghi, reafirmou a disponibilidade para o banco central comprar dívida soberana.

Mario Draghi, em entrevista ao jornal alemão Die Zeit, sinalizou que a autoridade monetária está pronta para comprar títulos de dívida dos governos como forma de travar o abrandamento da inflação na região da moeda única.

O euro fechou em queda em oito das últimas nove sessões, pressionado por esta expectativa que o BCE vai avançar com um programa de “quantitative easing” (compra de títulos de dívida pública), com o objectivo de travar as pressões deflacionistas na Zona Euro.

Em Dezembro, a taxa de inflação homóloga atingiu valores negativos na Zona Euro, algo que não acontecia há mais de cinco anos, e que está a colocar pressão adicional sobre a autoridade monetária para tomar medidas adicionais que evitem um cenário de deflação na região do euro.

“Provavelmente o BCE vai avançar com um grande programa, talvez de 500 mil milhões de euros, para comprar dívida pública no mercado secundário”, explicou à Bloomberg Richard Clarida, vice-presidente da Pimco, acreditando que a moeda europeia tem “muito mais potencial de queda” e que em termos técnicos, o próximo nível é o da paridade.

Euro tocou em mínimo perto de 0,8 dólares e máximo próximo de 1,6 dólares

Apesar de ter esta quarta-feira negociado abaixo da cotação de estreia, não é a primeira vez que a moeda europeia negociou abaixo de 1,175 dólares. Os primeiros meses do euro até foram bem negativos, pois no final de 1999 a moeda europeia já estava a negociar abaixo da paridade (1 dólar).

Em Outubro de 2000 atingiu um mínimo histórico abaixo de 0,85 dólares, apesar da intervenção dos países do G7 para apoiar a moeda, tendo voltado a perder terreno em 2001. A recuperação da moeda europeia aconteceu em 2002 e nesse ano, marcado pelo início da circulação física da moeda, regressou acima da paridade.

De acordo com o histórico da cotação disponibilizado no site do BCE, o euro superou a barreira de 1,3 dólares logo em 2004 e atingiu um máximo histórico em 2008, perto dos 1,6 dólares.

Ao negociar agora abaixo de 1,18 dólares, a divisa está em mínimos desde Novembro de 2005, mas muito perto de atingir um mínimo ainda mais longo. Caso a moeda europeia desça da barreira dos 1,17 dólares, passará a negociar em mínimos desde 2003.

Comentários

comentários