Portugal vê na Venezuela uma “janela recíproca” para impulsionar as relações de cooperação económica entre os empresários, tendo as exportações portuguesas para este país multiplicado por seis o valor nos últimos cinco anos, para 313 milhões de euros.

De visita oficial a Portugal, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, vem tratar de assuntos de interesse bilateral e participar na reunião da 8.ª Comissão Mista de Acompanhamento Bilateral, que começou a 20 de Maio em Caracas e termina terça-feira em Lisboa.

A nível comercial, as exportações de Portugal para a Venezuela, que atingiam os 50,9 milhões de euros em 2008, subiram para 313 milhões no final de 2012, enquanto as importações passaram dos 140,5 milhões de euros para os 164,7 milhões nos últimos cinco anos.

O saldo da balança comercial entre os dois países era favorável a Portugal em 148,7 milhões de euros em 2012, depois do défice de 89,6 milhões em 2008.

Nos primeiros três meses deste ano, as vendas de Portugal atingiram os 45,4 milhões de euros, abaixo dos 69,3 milhões no mesmo período do ano passado.

Neste período em análise, as importações por Portugal deste país da América Latina registaram uma quebra, apesar do saldo comercial se manter favorável a Portugal, situando-se em 45,2 milhões de euros.

Ao nível do investimento a Atral Cipan é um dos laboratórios que está na Venezuela e o Governo deste país foi um dos países que comprou os portáteis Magalhães, actualmente dispersos por diversos países do mundo.

Além da área dos medicamentos, nomeadamente os antibióticos, o grupo de construção Lena está na Venezuela onde realizou investimentos na construção de habitações sociais.

Quanto à construção naval, um dos projectos mais conhecidos tem a ver com a encomenda venezuelana de navios asfalteiros fabricados nos Estaleiros de Viana do Castelo.

O investimento directo líquido da Venezuela em Portugal, que teve o seu pico de 17,4 milhões de euros em 2011, caiu para 6,8 milhões de euros no ano seguinte.

No primeiro trimestre do ano atingiu 1,13 milhões de euros, contra 2,6 milhões em igual período de 2012.

Em termos de turismo, a Venezuela ocupa a 19.ª posição ao nível das receitas nos primeiros três meses do ano, posição igual à observada no mesmo trimestre do ano anterior.

Esta é a primeira visita que Nicolás Maduro realiza a Portugal, depois de ter sido eleito Presidente da Venezuela, a 14 de Abril último.

Fonte: Sol

Comentários

comentários