Com esta tranche, vai subir para 4860 milhões de euros o contributo dado pela organização à Grécia, no âmbito do segundo programa de ajustamento.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta quarta-feira a primeira e a segunda revisões do novo acordo com a Grécia e vai desbloquear 3240 milhões de euros em nova tranche para o país.

Em comunicado, o FMI diz que esta aprovação vai subir para 4860 milhões de euros o contributo dado pela organização à Grécia, no âmbito deste segundo programa de ajustamento.

O conselho de administração aprovou também o pedido da equipa do FMI na Grécia – liderada pelo antigo chefe da missão a Portugal, Poul Thomsen – para que não se aplicassem os critérios quantitativos estipulados para o final de Dezembro, a modificação de alguns destes critérios e ainda mudanças nos diferentes desembolsos a realizar.

O novo acordo com a Grécia envolverá um empréstimo conjunto com os países da zona euro que deverá atingir os 172 mil milhões de euros a desembolsar ao longo de quatro anos.

A decisão foi tomada no mesmo dia em que o FMI discute a aprovação da sexta avaliação do programa de ajustamento português e onde se espera que venha a ser aprovado o desembolso de uma tranche de 900 milhões de euros.

Fonte: Público

Comentários

comentários