Ingvar Kamprad, o fundador do Ikea, anunciou que vai retirar-se da administração da multinacional sueca da indústria de decoração e mobiliário, passando a cadeira de chairman (presidente) ao mais novo dos seus três filhos, Mathias Kamprad. 

“Estou feliz e orgulhoso por Mathias ter aceite o cargo de presidente da Inter Ikea Group depois de que Per Ludvigsson ter anunciado que ia reformar-se”, declarou Ingvar Kamprad. “É uma boa altura para a minha saída. Estamos a dar um novo passo na mudança geracional que tem vindo a ocorrer há alguns anos”, disse Ingvar Kamprad.

Com 87 anos, o fundador do Ikea já tinha deixado, em 1986, o cargo de presidente-executivo (CEO) do grupo sueco. Nessa altura, Kamprad, um dos homens mais ricos do mundo, começou a criar uma estrutura organizativa que garantisse a proteção do Ikea de potenciais guerras familiares entre os seus herdeiros ou de uma aquisição hostil.

Os seus três filhos – Peter, Jonas e Mathias – ocupam posições relevantes nas diferentes empresas do grupo. Peter Kamprad preside à Ikano, o braço financeiro que gere a fortuna da família; Jonas está na gestão da Ingka, a companhia-mãe do Ikea Group, o retalhista propriamente dito. A partir de agora, Mathias preside a ao Inter Ikea Group, a dona da marca Ikea, à qual todas as lojas entregam 3% das vendas.

A saída do fundador do Ikea não significa que se desligue do grupo. “Irei continuar a partilhar ideias e visões. E continuarei a passar tempo nas lojas e nas fábricas a trabalhar e a ajudar a atingir uma melhoria constante. A nossa jornada está apenas a começar”, diz Ingvar Kamprad. Mantém ainda posições nas fundações Stichting Ingka e Interego, que controlam o Ikea Group e o Inter Ikea, sediadas na Holanda e Lichenstein por razões fiscais.

O próprio Ingvar Kamprad – o quinto homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada em 52,7 mil milhões de dólares, segundo o Bloomberg Billionaire’s Index – vive fora da Suécia desde os anos 70 para fugir aos elevados impostos do país. Hoje, vive na Suíça, em Epalinges, perto de Lausanne. No ano passado, o Inter Ikea Group registou receitas de 2,6 mil milhões de euros (+9,5%) e lucros de 443 milhões.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários